Mente Reativa
O Sr L. Ron Hubbard, o pai de Dianética, teve a capacidade de desvendar o funcionamento da mente após anos de pesquisa e investigações sobre comportamento humano, e desvendou um mecanismo, que opera igualmente em todo ser humano, independentemente de sua raça, cor, religião, cultura, idade ou sexo.
Dianética é a ciência da mente, pois descobriu a fonte oculta de todas as doenças psicossomáticas e de toda a aberração humana e desenvolveu um método para a cura invariável de ambas.
L.Ron Hubbard concluiu que a mente opera em dois estágios:
1 - A Mente Analítica: é o lado da mente que avalia de forma objetiva e prática e resolve e realiza as coisas, sem melindres e sem atrasos. Aqui existe diferenciação entre as coisas e situações. Se todos nós tivéssemos apenas este lado da mente não haveria violência entre nós, ninguém agrediria uma criança ou um animal e também não haveriam as guerras, pois aqui existe consciência!
2- A Mente Reativa: é o outro lado da mente, que avalia de forma subjetiva e baseada em todas as impressões experimentadas durante momentos de dor ou inconsciência, são eles:
- Inconsciência como: anestesia, hipnose, efeito de álcool ou drogas;
- Dores Emocionais como: situações de baque emocional, perdas, fracassos, luto;
- Dores Físicas suficientes para reduzir a capacidade analítica até um ponto abaixo da plena consciência; e que entra em ação quando entende que o organismo está correndo algum risco, o que nem sempre é real.
É neste lado da mente que a computação passa a ser confusa e incerta, as informações são equivocadas, as percepções são deturpadas. E sua base de operação é estímulo-resposta, ou seja, ele apenas "reage", daí o nome Reativa. Ela pensa em termos de identidades. As suas ações são determinadas pelo o que ela percepciona no ambiente, e entra em ação de forma involuntária.
Aqui não há diferenciação, pelo contrário, há uma computação por semelhanças, do tipo: " As mulheres não prestam." Ou "Os homens são todos iguais." Já ouviu algo assim? Pois é, estas são frases originadas pela avaliação da mente reativa, onde houve alguma dor relacionada a este assunto.
Aqui estão gravadas e armazenadas todas as suas piores experiências, as dores, as perdas, os traumas e os fracassos.
Num momento futuro, quando o ambiente em que se está apresenta situações semelhantes às anteriores, como quando aconteceu uma daquelas más experiências; incluindo odores, visões, frases, tons de voz, barulhos, ou até uma situação similar, a Mente Reativa estará suscetível a ser reativada involuntariamente e estas percepções passarão a ser estimuladores daqueles arquivos de dor e inconsciência da mente reativa, que gravou as memórias dos acontecimentos literalmente e sem considerar o contexto original, ou seja, sem uma avaliação objetiva.
Por exemplo: um indivíduo que sofreu um assalto numa determinada rua, ao passar pelo mesmo lugar novamente, vai se sentir incomodado e amedrontado, imediatamente vai sentir que corre risco de ser assaltado novamente por estar passando naquele lugar , mesmo que não haja perigo algum. Ou seja, a mente computa e responde conforme uma interpretação precisa daquela gravação específica anterior na qual continha dor ou inconsciência..
Daí surgem as decisões erradas, os comportamentos inexplicáveis, a raiva ilógica, as angústias, o TOC, a Ansiedade, os medos, a impulsividade e as respostas agressivas e ríspidas das quais nos arrependemos, uma vez que a Mente Reativa entra em ação sem a vontade ou permissão racional da pessoa.
Através da terapia de Dianética, os arquivos gravados na Mente Reativa são contatados e suas cargas de pesar e de dor são aliviadas, isso faz com que a emoção negativa que estava impregnada na experiência ruim, seja eliminada e estes arquivos são realocados na Mente Analítica, sem a dor, e desta forma a energia vital do indivíduo é liberada e melhora o funcionamento de sua mente analítica, a parte perfeita e racional da Mente.
A fonte de qualquer emoção, atitude ou emoção negativa está completamente revelada em Dianética. As causas dos sentimentos de pesar ou perda, estão impregnados na Mente Reativa da pessoa, e são capazes de controlá-la e influenciá-la em suas decisões do presente.
Dianética é um método científico de processamento mental que guia uma pessoa através da sua Mente Reativa para localizar e erradicar a fonte dos desvios. Com isso resolvido, a pessoa recupera sua energia vital, autocontrole, auto determinismo e claro, autoestima para viver uma vida feliz e saudável.
Antes de tomar uma droga psiquiátrica, fale comigo e faça Dianética!
Estas informações constam no Livro -
Dianética, O poder da Mente sobre o Corpo, de L. Ron Hubbard.
Vídeo de introdução à Dianética
Antes de tomar uma droga psiquiátrica, fale comigo e faça Dianética Terapia!
Artigo baseado no livro Dianética - O Poder da Mente sobre o Corpo, de L. Ron Hubbard