Quando perguntamos para as pessoas o que elas querem da vida, a grande maioria irá responder que quer ser feliz. Mas, o que é Ser Feliz?
É muito comum que as pessoas confundam a felicidade com posses materiais, como ter aquele carro importado dos sonhos, morar numa casa de cinema, ter um barco lindo ou casar-se com um artista. E seeá que isso é capaz de te fazer feliz de verdade?
Segundo o pai de Dianética, o filósofo e matemático L. Ron Hubbard, poder-se-ia definir felicidade como a emoção do progresso rumo a objetivos desejáveis. Faz sentido, né?
Os materiais que o Homem usa como combustível para viver são os seus sonhos, os seus objetivos e as suas ambições, pois sem isso, seria quase impossível prosseguir na jornada da vida.
Estes objetivos caminham junto com as ações, e isso alimenta a sua sobrevivência.
Não se sobrevive sem esforço, não se esforça sem ação.
Vida é movimento.
Ao atingirmos aquele tão desejado objetivo, há um instante de contemplação em que realmente sentimos aquela sensação boa de missão cumprida, meta alcançada e satisfação. Mas este contentamento torna-se aborrecimento em seguida, se não surgirem novos objetivos à vista. Eu mesma já pude vivenciar isso.
Não há nada mais infeliz do que um Homem que tenha realizado todos seus objetivos na vida e decida simplesmente parar, ele não terá mais pelo que lutar e perderá o interesse por este jogo da vida.
Aqui temos uma "espiral descendente" da vida:
As pessoas começam sempre com um objetivo, um propósito que sempre está focado num futuro, certo?
E neste processo de busca e realizações, muitas vezes fracassam. Quando tiverem fracassado com a frequência suficiente, param de pensar sobre o futuro e começam a preocupar-se com o presente. Quando o presente lhe dá alguns fracassos, começam a pensar no passado. Elas saem do "tempo presente" e sua atenção fica presa num "talvez" do passado. E isso o desconecta do "aqui e agora" minando sua capacidade de avaliação da realidade para a tomada das decisões corretas, rouba unidades de atenção, fazendo com que a pessoa fique suscetível a acidentes e doenças.
Sim, os fracassos do passado atrapalham o seu presente e impedem o seu sucesso no futuro, se você não fizer nada a respeito disso. Mas isso é um mecanismo da sua Mente Reativa e tem solução!
Dianética quer dizer - através da mente - é uma método de melhoramento pessoal que atua exatamente nestas questões, alivia as emoções negativas das dores e das perdas do passado, liberta o Ser das armadilhas mentais que resultaram dos seus fracassos, o coloca em tempo presente e o faz retomar o controle de sua vida.
Afinal, o que interessa é para onde estamos indo, e não de onde viemos.
*Artigo baseado na obra de L. Ron Hubbard.